sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mignon ao Molho de Pimenta



Essa receita é surpreendente! Digna de ser servida em restaurante! PERFEITA!!!
Quem me enviou foi a super querida Flávia, minha prima e super amiga!
Super recomendo!!!

Ingredientes:

- medalhões de mignon (pode comprar cortado, mas prefiro comprar a peça e cortar o medalhão da altura desejada)
- sal a gosto
- pimenta do reino em bolinhas brancas ou pretas (ou as duas)
- manteiga
- azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de conhaque
- ½ tablete de caldo de carne
- 1 pote de creme de leite fresco
- 1 colher de sobremesa de maizena

Modo de Preparo:

A primeira coisa a fazer é decidir se você vai comprar o mignon cortado ou a peça inteira e cortar em casa. A vantagem de cortar a carne em casa, é que se você prefere o ponto mal passado, pode deixar o medalhão mais alto.
Carne cortada, passe para o próximo passo! (Se quiser pode amarrar um barbante envolta do filé para que fique firme e não mude o formato na hora de fritar. Se não quiser, não tem problema.)
Tempere a carne com sal a gosto. Reserve.
Pegue as bolinhas de pimenta e com a ajuda da lateral de uma faca ou martelinho, amasse deixando pedaços grandes. Pegue um medalhão de cada vez e pressione a pimenta dos dois lados, para que quando frite, faça uma crosta.

Pimenta moída
Medalhões temperados
Prontos para ir ao fogo
Coloque uma frigideira de fundo grosso para esquentar na boca do fogão. Deixe ali por uns 5 minutos em fogo alto. Coloque a manteiga e o azeite de oliva. Para cada 2 medalhões coloque mais ou menos ½ colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de azeite de oliva. Deixe esquentar um pouco e coloque dois medalhões de cada vez. Coloque a carne e deixe! Não fique agoniado querendo virar. A intenção não é cozinhar a carne e sim deixá-la com casquinha por fora e suculenta por dentro. Quando a parte de baixo estiver bem tostadinha, vire. Faça o mesmo procedimento com os outros filés.

Medalhões na frigideira
Quase hora de virar
Dica importante! Antes de começar a grelhar as carnes, ligue o forno em temperatura baixa, para que quando a carne saia da frigideira, não esfrie até ficar tudo pronto. É importante que seja baixa mesmo, pois se não pode tirar o ponto do mignon. Se você optou por colocar o barbante amarrado, a hora de tirá-lo é essa, antes de ir para o forno.
Quando todos os filés estiverem prontos e no forno, abaixe a temperatura da boca do fogão para media, e flambe a frigideira.
Para flambar coloque duas colheres de sopa de conhaque de uma só vez e jogue o fósforo para pegar fogo. 
Assim que apagar o fogo, retire o palito de fósforo, coloque o ½ tablete de caldo de carne e ½ copo de água. Misture tudo.
Acrescente o creme de leite fresco aos poucos e vá misturando. Vai ficar um molho meio liquido, então o ideal é engrossar usando maizena.
Para engrossar, não se deve colocar a maizena diretamente dentro da frigideira, pois irá formar grumos. Eu pego algumas colheradas do próprio molho, coloco em uma xícara, e ali misturo a maizena. Não precisa muito, 1 colher de sobremesa é suficiente. Mexa energicamente. Pronto, devolva essa mistura para frigideira e misture bem. Em pouco tempo o molho estará num ponto bom.

Molho com creme de leite
Molho pronto
Assim que ferver, abaixe bem o fogo e coloque os medalhões que estavam dentro do forno, dentro do molho. Desligue o fogo e sirva em seguida com os acompanhamentos da sua preferência.  

Deliciosos!
Já com os acompanhamentos

*** Fiz um video do momento em que flambei o molho com o conhaque mas infelizmente não consegui postar aqui no blog! Se alguém souber e quiser me ajudar, eu agradeço! Manda por comentário!!!


4 comentários:

  1. Juuuu...que animal esse teu blog!!!! Não tinha entrado ainda, apesar de ter pensado em fazer isso desde que vi pela primeira vez, está FANTÁSTICO! Muito orgulho de ti...as fotos, os comentários, é a tua cara!!! Amei a receita, e certeza eu almocá-la-ei hoje hahahaha Beijos e Parabénss...Lara :)

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, estou passando para, antecipadamente, te desejar uma boa virada de ano e um ótimo 2011. Tudo de bom para ti!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju!
    Muito legal seu blog!!
    a dica do video é a seguinte 1 poste no youtube e depois poste no blog é mais rapido e o blog nao fica pesado!!
    Conheci seu blog pelo seu marido, que a muitos anos atras era meu colega de classe no positivo, isso foi no 1 ano do segundo grau rssrsrs Nunca me esqueço, ele ficava jogando poker no celular rsrsrs
    Vou segui-la e ficar acompanhando suas receitas!
    Passa lá no meu blog http://comidinhasecoisinhas.blogspot.com/
    bjkas
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!!!! Ele continua jogando no celular!!!! hahahahaha!
    Então, vou tentar fazer uma conta no youtube!
    Brigadão!
    Vou adicionar seu blog aqui!!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir