Essa receita é surpreendente! Digna de ser servida em restaurante! PERFEITA!!!
Quem me enviou foi a super querida Flávia, minha prima e super amiga!
Super recomendo!!!
Ingredientes:
- medalhões de mignon (pode comprar cortado, mas prefiro comprar a peça e cortar o medalhão da altura desejada)
- sal a gosto
- pimenta do reino em bolinhas brancas ou pretas (ou as duas)
- manteiga
- azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de conhaque
- ½ tablete de caldo de carne
- 1 pote de creme de leite fresco
- 1 colher de sobremesa de maizena
Modo de Preparo:
A primeira coisa a fazer é decidir se você vai comprar o mignon cortado ou a peça inteira e cortar em casa. A vantagem de cortar a carne em casa, é que se você prefere o ponto mal passado, pode deixar o medalhão mais alto.
Carne cortada, passe para o próximo passo! (Se quiser pode amarrar um barbante envolta do filé para que fique firme e não mude o formato na hora de fritar. Se não quiser, não tem problema.)
Tempere a carne com sal a gosto. Reserve.
Pegue as bolinhas de pimenta e com a ajuda da lateral de uma faca ou martelinho, amasse deixando pedaços grandes. Pegue um medalhão de cada vez e pressione a pimenta dos dois lados, para que quando frite, faça uma crosta.
Pimenta moída |
Medalhões temperados |
Prontos para ir ao fogo |
Coloque uma frigideira de fundo grosso para esquentar na boca do fogão. Deixe ali por uns 5 minutos em fogo alto. Coloque a manteiga e o azeite de oliva. Para cada 2 medalhões coloque mais ou menos ½ colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de azeite de oliva. Deixe esquentar um pouco e coloque dois medalhões de cada vez. Coloque a carne e deixe! Não fique agoniado querendo virar. A intenção não é cozinhar a carne e sim deixá-la com casquinha por fora e suculenta por dentro. Quando a parte de baixo estiver bem tostadinha, vire. Faça o mesmo procedimento com os outros filés.
Medalhões na frigideira |
Quase hora de virar |
Dica importante! Antes de começar a grelhar as carnes, ligue o forno em temperatura baixa, para que quando a carne saia da frigideira, não esfrie até ficar tudo pronto. É importante que seja baixa mesmo, pois se não pode tirar o ponto do mignon. Se você optou por colocar o barbante amarrado, a hora de tirá-lo é essa, antes de ir para o forno.
Quando todos os filés estiverem prontos e no forno, abaixe a temperatura da boca do fogão para media, e flambe a frigideira.
Para flambar coloque duas colheres de sopa de conhaque de uma só vez e jogue o fósforo para pegar fogo.
Assim que apagar o fogo, retire o palito de fósforo, coloque o ½ tablete de caldo de carne e ½ copo de água. Misture tudo.
Acrescente o creme de leite fresco aos poucos e vá misturando. Vai ficar um molho meio liquido, então o ideal é engrossar usando maizena.
Para engrossar, não se deve colocar a maizena diretamente dentro da frigideira, pois irá formar grumos. Eu pego algumas colheradas do próprio molho, coloco em uma xícara, e ali misturo a maizena. Não precisa muito, 1 colher de sobremesa é suficiente. Mexa energicamente. Pronto, devolva essa mistura para frigideira e misture bem. Em pouco tempo o molho estará num ponto bom.
Molho com creme de leite |
Molho pronto |
Assim que ferver, abaixe bem o fogo e coloque os medalhões que estavam dentro do forno, dentro do molho. Desligue o fogo e sirva em seguida com os acompanhamentos da sua preferência.
Deliciosos! |
Já com os acompanhamentos |
*** Fiz um video do momento em que flambei o molho com o conhaque mas infelizmente não consegui postar aqui no blog! Se alguém souber e quiser me ajudar, eu agradeço! Manda por comentário!!!