quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tapioca Fácil

Acabei de fazer uma receita maravilhosa de tapioca! Beeemmmm mais fácil do que a receita convencional.
Li a receita na revista Claudia Cozinha desse mês e fiquei super curiosa para fazer, pois nunca tinha me arriscado a fazer tapioca pela complexidade do preparo. Mas valeu a pena!!!!
O recheio da tapioca é opcional, doce ou salgado. Eu fiz salgada, de linguiça calabresa com queijo coalho.

Ingredientes Tapioca:
- 2 xícaras de polvilho doce
- 10 colheres de sopa de água

Modo de Preparo:
Em uma tigela coloque o polvilho e faça uma depressão no centro. Adicione metade da água e misture com as mãos. Vá juntando o restante da água aos poucos e mexendo sempre até obter uma farofa úmida e granulosa.
Sobre uma frigideira antiaderente pequena, aquecida no fogo médio, peneire 2 colheres de sopa da farofa cobrindo todo o fundo (raspe bem a peneira com uma colher para que a farofa passe bem pelos furos).
Espere a massa soltar da borda da frigideira, vire e deixe cozinhar mais alguns segundos sem dourar. Repita a operação até terminar toda a farofa. O rendimento é de 12 discos (pra mim renderam 10 pois me atrapalhei um pouco no começo e perdi um pouco da farofa).
Reserve os discos.

Ingredientes Recheio:
- 1 linguiça calabresa grande picada em pequenos cubos
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 xícara de queijo coalho picado em cubos pequenos
- 1 colher de sopa de óleo

Modo de Preparo:
Aqueça uma panela e coloque o óleo para esquentar. Frite os cubos de calabresa até ficarem levemente dourados, coloque a cebola e o alho para refogar junto. refogue durante uns 3 minutos mexendo sempre para não queimar. Coloque o queijo coalho e misture bem. Quando começar a derreter desligue o fogo.

Montagem:
A montagem tradicional da tapioca, é rechar e dobrar o disco ao meio. Eu fiz diferente, cobri um disco inteiro com o recheio e fechei com outro disco, como um sanduíche. Não é necessário, mas eu coloquei uns segundinhos no grill para prensar. Ficou muito bom.
Para servir, coloque em cima um fio de azeite de oliva. Fica bonito e dá um sabor especial.
















Um comentário: